quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FBAUL: artistas participantes nos AAA, 13 e 14 outubro 2012


Abel da Silva

Adriana Santos

Ana Carina Martinez

Ana Catarina Mesquita

Ana Marreneca

Bruno Pereira

Bruno Portugal

Carlota Lloret

Carolina Almeida

Carolina Garfo

Carolina Marostica

Carolina Salis

Cecília Coruja

Cristina Lopes

Daniela Viçoso

Diana Carreto

Diana Dinis

Diogo Lourenço

Diogo Vouga

Emília Beijinho

Fábio Fraga

Filipa Christellys

Filipa Flores

Franz Nionce

Frederico Elias

Frederico Mesquita

Henrique Loja

Inês Mesquita

Inês Teixeira

Isabel Andrade

Isabel Marinho

Ivo Rodriges

Jaime Ribeiro

Joana Cunha

Joana Galo Costa

Joana Geraldes

Joana Luísa Teixeira

Joana Pinto Oliveira

Joana Rainha

Joana Vantache

Joanne Hovenkamp

João Afonso Januário

João Garcia Miguel

Lea Managil

Luísa Barros

Mafalda Relvas

Manuel Figueiredo

Maria Inês Garcia

Mariana Cáceres

Mariana Marote

Marta Silva

Massus Parlu

Matin Lashkari

Nuno Beijinho

Nuno Tomás

Patrícia Rodrigues

Pedro de Almeida

Pedro Dourado

Pedro Pires

Pedro Serrano

Rafaela Nunes

Renata Agostinho

Ricardo Campos

Rita Caldeira

Rita Ferreira

Rita Isaac

Rita Luiz

Rita Matos

Rita Silva

Rui Ferreira

Rute Andrade Coelho

Samuel Ferreira

Santiago

Sara Antunes

Sara Firmino

Sara Mena

Sérgio J. F. Matos

Sílvia Franco Santos

Simona Accattatis

Sofia Pelica

Sugu

Susana Carvalho

Susana Moreira

Susana Wessling

Tânia Marcelino

Tetyana Chkyrya

Tiago Marques Rodrigues



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AAA - Atelies Abertos de Artistas, 13 e 14 outubro

A Faculdade de Belas Artes vai participar na proxima edição de AAA no proximo fim de semana de 13 e 14 de Outubro de 2012. Trata-se de um evento realizado pela Associação Castelo d'If.

Nota de imprensa do Castelo d'If:
Bem vindo à 3ª edição das Aberturas de Ateliês dedicada aos Artistas das artes visuais em Lisboa nos dias 12, 13, 14 de Outubro (sexta, sábado e domingo) e com Vernissage dia 10 de Outubro (Quarta) das 18h ate 21h no Jardim de Inverno do São Luiz - Teatro Municipal.
Como nos outros anos, a Associação Castelo D’If promove encontros entre público, profissionais e artistas, dando a possibilidade de cada um se conhecer melhor e estabelecer novos contatos artísticos.
O funcionamento destes encontros, além das aberturas dos ateliês, baseia-se em convites/trocas que transpõem fronteiras e onde encontrarão em alguns ateliês, artistas convidados, tanto nacionais como internacionais, como franceses e irlandeses).
Este ano e em parceria com a Plataforma Revólver, temos o prazer de receber a artista francesa Alice Gadrey em residência artística em Lisboa (com a duração de um mês) e que apresentará o resultado da residência numa mostra a realizar em 15 de novembro, na Plataforma Revólver.
Estes momentos de encontros espontâneos, generosos e pessoais, repetem-se na cidade alfacinha, num ambiente sempre festivo e único, em volta das Artes Visuais. Desejamo-vos boas visitas, com encontros artísticos nacionais e estrangeiros, durante esta nova edição 2012 das AAA.
Para mais informações e acesso ao roteiro: www.assoc-castelodif.pt ou  dirija-se aos pontos culturais e de turismo habituais.

 
Castelo D’If

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As inscrições

As incrições para a edição de 13 e 14 de outubro decorrem até ao proximo dia 21 de setembro.Consultar
http://www.fba.ul.pt/portal/page?_pageid=401,1&_dad=portal&_schema=PORTAL 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Definição de principios


GAB-A, GALERIAS ABERTAS DAS BELAS-ARTES
FACULDADE DE BELAS-ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
DEFINIÇÃO DE PRINCÍPIOS

Galerias Abertas das Belas-Artes, é um acontecimento periódico que mostra autores e respectivas obras produzidas no contexto de uma formação artística superior e integradas no espaço físico onde foram pensadas e feitas: ateliers, oficinas ou laboratórios.

Sabemos que este tipo de eventos não é original. Ele é muito frequente nas escolas de todo o mundo e certamente não nos faltariam exemplos disso para enumerar.

No entanto existem diversos formatos. O formato das GAB-A, Galerias Abertas das Belas-Artes, resulta apenas do facto de a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa ter sentido nos seus alunos uma grande motivação para um evento deste tipo.

Foi a partir dessa sensibilidade que se iniciou o desenho deste projecto, ainda em curso.

Os seus objectivos essenciais são:

1.       Possibilitar que cada estudante teste a sua capacidade de decisão e de autonomia. A seleção dos trabalhos mostrados é feita individualmente, sem qualquer triagem dos professores, num livre arbítrio que procura potenciar o desenvolvimento de uma autocrítica e o posicionamento nos universos da expressão artística.

2.       Estabelecer pontes entre todos os níveis de ensino. Nestes eventos participam alunos que frequentam a faculdade há um mês, ao lado de outros que a frequentam há seis anos.

3.       Estabelecer diálogos com o público, com o exterior. Este é o lugar do confronto entre o trabalho realizado e aqueles que o acolhem, a possibilidade de um retorno fora da relação professor/aluno.

4.       Propiciar interrogações sobre o mundo da arte. A arte tem um preço? Que valores e em função de que critérios? A quem deve caber a legitimação de uma obra? Como?

Por isto:

Não há selecção de obras nem de participantes. Todos os alunos são convidados a participar desde que tenham segurança e determinação. É um momento de experiência e aplicação dos conhecimentos, separado do sistema de aprendizagem específico de cada unidade curricular.

Será ainda necessário não confundir este evento com uma exposição de escola, seja escola aberta ou exposição de alunos finalistas, porque ele trata apenas da abertura dos espaços de trabalho e de investigação artística que este edifício contém, no espirito de oficina, de fábrica, de atelier ou de estúdio, contemplando tanto as salas como os espaços de circulação.

É pois um momento de grande informalidade, um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como por exemplo os universos da compra, da encomenda, da constituição de grupos ou da definição de estratégias de acção profissional futura.
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa,12 junho de 2012
Professores doutores Ilídio Salteiro, João Castro Silva e Jorge dos Reis