terça-feira, 24 de junho de 2014

8ª Edição GAB-A

convite

GAB-A
GALERIAS ABERTAS DAS BELAS-ARTES, 8ª Edição
12 e 13 de julho de 2014
FACULDADE DE BELAS-ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Gabinete de Ralações Públicas: gab.rp@fba.ul.pt
Telefone: 213252100
www.fba.ul.pt
https://www.facebook.com/GaleriasAbertasBelasArtes?ref=hl


GAB-A, Galerias Abertas das Belas-Artes, é um acontecimento que se realiza na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, duas vezes por ano, para mostrar as obras dos jovens artistas que usam este espaço físico como ateliê.
Esta 8ª edição irá decorrer nos dias 12 e 13 de julho de 2014, das 14 horas às 22 horas, com entrada pelo Largo da Academia de Belas-Artes.
Os objetivos deste evento são:
1.       Possibilitar que cada estudante teste a sua capacidade de decisão e de autonomia.
2.       Estabelecer pontes entre os alunos de todos os cursos e de todos os níveis de ensino numa política de grande transversalidade cultural:
3.       Estabelecer diálogos com diversos públicos, através do confronto entre o seu trabalho artístico e aqueles que em potência o poderão acolher, possibilitando desse modo retornos fora da relação professor/aluno.
4.       Propiciar primeiras experiências expositivas e interrogações sobre os mundos da arte.
Por isto não há seleção de obras nem de participantes. Todos são convidados a participar, bastando que tenham a segurança e a determinação que qualquer atividade artística exige. É um momento de experiência e aplicação dos conhecimentos, separado do sistema de aprendizagem estabelecido.
Este evento ele consta da abertura dos espaços de trabalho no espírito de oficina, de fábrica, de atelier ou de estúdio.
É pois um momento de grande informalidade, um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como, por exemplo, os universos da compra, da encomenda, da constituição de grupos ou da definição de estratégias de ação futuras.



Informações úteis:
Dias 12 e 13 de julho de 2014, das 14h às 22h
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
Lisboa
Transportes: Metro Chiado.

ENTRADA GRATUITA.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Montra Peugeot - Trabalhos premiados - até 30 de Agosto

 FBAUL

Este concurso destinou-se apenas a alunos dos diferentes cursos da
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Vencedores:

Ana Bemposta de Moraes Rocha
André Filipe Franco Domingos
Cátia Susana Gonçalves Ferraria
José Manuel Felizardo Gonçalves
Sara Francisca Faria de Almeida Ribeiro
Stéphanie dos Reis Oliveira

quinta-feira, 12 de junho de 2014

domingo, 8 de junho de 2014

Artistas inscritos até 7 de junho de 2014

Ana Rita Lopes, Ana Carina Martinez, Andreia César, Bárbara Ferreira, Bárbara Pastor, Bruno Bastos, Carlos Severo, Carolina Santos, Catarina Bernardo, Catarina Pereira, Cristiana Mota, Daniel Xavier, Elisa Sousa, Érica Moreira, Fábio Colaço, Francisco Pinto, Gustavo Teixeira, Hugo Lami, Inês Faria, João Ferreira, Jorge Charrua, Maria Beatriz Andrade, Maria João Costa, Maria Luísa Amaral, Maria Margarida Marçal, Maria Salgado Casquinho, Mariana Pessoa, Mariana Sousa, Marta Guarda, Miriam Andrade, Pedro Serrano, Ricardo Campos, Ricardo Lopes, Rita Alfaiate, Rita Cêpa, Rúben Rodrigues, Rui Ferreira, Samuel Ferreira, Sérgio Almeida, Sérgio Matos, Susana Moreira, Tiago Costa, Vera Fonseca.

sábado, 7 de junho de 2014

CONVITE 8ª edição das GAB-A

Depois de se auscultarem os alunos decidiu-se avançar com a 8ª edição das GAB-A / Galerias Abertas das Belas Artes, nos próximos dias 12 e 13 de julho, das 14 às 19 horas.....
Contamos com a presença de TODOS.



sexta-feira, 6 de junho de 2014

O que são as GAB-A

DEFINIÇÃO DE PRINCÍPIOS



Galerias Abertas das Belas Artes, é um acontecimento periódico, que depende de solicitações, de motivações, da oportunidade e dos convites à sua realização que lhe forem dirigidos em cada momento. Nele mostram-se autores e respetivas obras concebidas no contexto de uma formação artística superior, e integradas no espaço físico onde foram pensadas e produzidas (ateliers, oficinas, laboratórios).
Sabemos que este tipo de eventos não é original. Ele é muito frequente nas escolas de todo o mundo e não nos faltam exemplos disso.
Mas as GAB-A, Galerias Abertas das Belas Artes, resultam apenas do facto de se ter sentido nos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa uma predisposição e uma grande motivação para este tipo de eventos.
Foi a partir dessa sensibilidade que se iniciou o desenho deste projeto:
Objectivos:
1.      Possibilitar que cada estudante teste a sua capacidade de decisão, de autocritica ou de autonomia.
2.   Estabelecer pontes entre todos os ciclos e níveis de ensino. Nestes eventos participam alunos que frequentam a faculdade há seis meses, ao lado de outros que a frequentam há muitos mais anos.
3.      Estabelecer diálogos com o público, com o exterior.
4.      Propiciar interrogações sobre o mundo da arte: fazer, mostrar e disseminar.
Por isto:
Não há selecção de obras nem de participantes. Todos participam, desde que tenham a segurança e a determinação que qualquer profissão exige. É um momento de experiência e aplicação de conhecimentos, separado do sistema ensino / aprendizagem, específico das unidades curricular.
Será ainda necessário não confundir este evento com uma exposição comum, porque se trata apenas da abertura de espaços de trabalho e de investigação artística que este edifício contém, no espirito de oficina, de fábrica, de atelier ou de estúdio.
É pois um momento de grande informalidade, um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como por exemplo o universo do contacto com o mundo exterior, a constituição de grupos ou a definição de estratégias de ações futuras.

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2014

Professores auxiliares ILIDIO SALTEIRO e JOÃO CASTRO SILVA