quarta-feira, 6 de março de 2019

Comunicado sobre a 13ª edição GAB-A




 Fotografias de Beatriz Coelho na 12ª Edição GAB-A


Nos dias18 e 19 de maio de 2019 a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vai acolher a 13ª edição das GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes.
As GAB-A é um evento com perfil de fórum e de feira. É um momento de apresentação e amostragem de obras de artistas, realizadas em contexto de ensino superior resultantes de uma permanente investigação em arte. Podem ser vistos artistas e obras inseridas no espaço físico onde foram pensados e produzidos: a universidade como instituição artística, como museu
Não corresponde ao modelo de uma exposição em galeria ou centro cultural. Resulta da abertura do espaço de trabalho e de investigação da Faculdade de Belas-Artes, oficinas, ateliers, laboratórios ou estúdio, transformando-o em espaço expositivo, experimental, alternativo, aberto a todas as sensibilidades.
Assim as GAB-A são um momento de partilha da arte recém produzida com muitos públicos exteriores. O material exposto ou mostrado só depende da vontade e da motivação dos artistas participantes,
É um espaço de grande informalidade, com a presença obrigatória de cada artista, onde se testam questões muito pragmáticas, como o contacto com o mundo da arte exterior, a constituição de grupos e projetos ou a definição de estratégias de ações futuras, a troca de experiências e de aplicação de conhecimentos.
Nas GAB-A não há seleção de obras, nem de participantes. Motiva-se e oferece-se a possibilidade de cada estudante de arte testar a sua capacidade de autocrítica, de decisão, de autonomia, de segurança e de determinação.
Todos os estudantes, sem exceção, são convidados a participar. Nas GAB-A estabelecem-se pontes entre todos os ciclos e níveis de ensino, participando alunos que frequentam a faculdade há seis meses, ao lado de outros que a frequentam há muitos mais anos nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Ao público em geral que nos visita, oferece-se a fruição de um ambiente de fórum sobre a arte no tempo presente, no seu núcleo embrionário (local de aprendizagem e investigação), capaz de propiciar interrogações sobre a vida, sobre a arte e sobre os mundos da arte.
Participam alunos e ex-alunos de vários cursos: Arte Multimédia, Ciências da Arte e do Património, Desenho, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Escultura e Pintura. Prevemos a participação de cerca de 200 artistas.
A entrada é gratuita.
Este evento vai ser fotografado e filmado para ser divulgado nas redes sociais e imprensa pública.
Morada: Faculdade de Belas Artes, Largo da Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa
Horário: das 14 às 18 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário