sexta-feira, 6 de junho de 2014

O que são as GAB-A

DEFINIÇÃO DE PRINCÍPIOS



Galerias Abertas das Belas Artes, é um acontecimento periódico, que depende de solicitações, de motivações, da oportunidade e dos convites à sua realização que lhe forem dirigidos em cada momento. Nele mostram-se autores e respetivas obras concebidas no contexto de uma formação artística superior, e integradas no espaço físico onde foram pensadas e produzidas (ateliers, oficinas, laboratórios).
Sabemos que este tipo de eventos não é original. Ele é muito frequente nas escolas de todo o mundo e não nos faltam exemplos disso.
Mas as GAB-A, Galerias Abertas das Belas Artes, resultam apenas do facto de se ter sentido nos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa uma predisposição e uma grande motivação para este tipo de eventos.
Foi a partir dessa sensibilidade que se iniciou o desenho deste projeto:
Objectivos:
1.      Possibilitar que cada estudante teste a sua capacidade de decisão, de autocritica ou de autonomia.
2.   Estabelecer pontes entre todos os ciclos e níveis de ensino. Nestes eventos participam alunos que frequentam a faculdade há seis meses, ao lado de outros que a frequentam há muitos mais anos.
3.      Estabelecer diálogos com o público, com o exterior.
4.      Propiciar interrogações sobre o mundo da arte: fazer, mostrar e disseminar.
Por isto:
Não há selecção de obras nem de participantes. Todos participam, desde que tenham a segurança e a determinação que qualquer profissão exige. É um momento de experiência e aplicação de conhecimentos, separado do sistema ensino / aprendizagem, específico das unidades curricular.
Será ainda necessário não confundir este evento com uma exposição comum, porque se trata apenas da abertura de espaços de trabalho e de investigação artística que este edifício contém, no espirito de oficina, de fábrica, de atelier ou de estúdio.
É pois um momento de grande informalidade, um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como por exemplo o universo do contacto com o mundo exterior, a constituição de grupos ou a definição de estratégias de ações futuras.

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2014

Professores auxiliares ILIDIO SALTEIRO e JOÃO CASTRO SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário