sábado, 28 de março de 2015

Forum / Feira

As Galerias Abertas das Belas-Artes são um evento periódico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que nos dias 18 e 19 de abril contará a sua 9ª edição. Ao longo do ano todos os alunos, de todos os cursos e de todos os ciclos de estudos, foram convidados a participar amostrando os trabalhos que respeitem aos seus projetos artísticos dentro do espaço onde foram pensados e realizados. Desse modo todos os espaços do antigo Convento de São Francisco, como ateliers, oficinas ou laboratórios, serão visitáveis, cheios de obras que abrangem áreas tão diversas como o desenho, o design, a fotografia, a escultura, o vídeo ou a pintura entre outras.
Os objectivos deste evento são os seguintes:
1. Fomentar e possibilitar que cada estudante de arte teste a sua capacidade de decisão, de autocritica ou de autonomia.
2. Favorecer pontes e diálogos entre todos os alunos de todos os cursos (Pintura, Escultura, Design Equipamento, Design Comunicação, Desenho, Ciências da Arte e do Património, Arte e Multimédia) e de todos os ciclos de estudos (licenciatura, mestrado e doutoramento.
3. Estabelecer pontes e diálogos com o público exterior.
4. Propiciar interrogações sobre os mundos da arte: valor da arte?
Não corresponde a uma exposição comum. Trata-se da abertura e da amostragem dos espaços de trabalho e de investigação em arte, no espirito de oficina, de fábrica, de atelier, de laboratório ou de estúdio, num modo de grande informalidade. Um fórum / feira, onde se ensaiam as questões pragmáticas do universo da coisa artística como por exemplo a exposição, os valores, a encomenda, a constituição de grupos, a definição de estratégias para ações artísticas futuras e sobretudo o contacto com outros pensamentos, tanto vindos de dentro como de fora, tanto de especialistas como de amadores.

Outra Informações:
Número de artistas participantes: 179
A 9.ª edição das GAB-A conta com o apoio da Casa das Artes de Tavira, da Associação 25 de Abril e do Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
Visitas gratuitas das 14 e às 19 horas.
Morada: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Largo da Academia das Belas Artes (Chiado), Lisboa.
Blogue: galeriasabertas-belasartes.blogspot.pt/
Facebook: facebook.com/GaleriasAbertasBelasArtes

Telefone: 213252100.

Sem comentários:

Enviar um comentário