quarta-feira, 5 de abril de 2017

11ª GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes / 6 e 7 de maio de 2017 / 14-19h



11ª GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes
Durante os dias 6 e 7 de Maio de 2017, entre as 14 e as 19h, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vai acolher a 11ª edição das GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes. São 250 participantes dos vários cursos que a escola integra: Arte Multimédia, Ciências da Arte e do Património, Desenho, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Escultura e Pintura.
As GAB-A são um fórum de discussão e mostra de jovens artistas, produtos de investigação artística e obras em contexto de ensino superior artístico público, integrados no espaço físico onde são pensados e produzidos.
Não é uma comum exposição em galeria, museu ou centro cultural. É a abertura dos espaços de trabalho e de investigação artística que a Faculdade de Belas-Artes contém, num espírito de oficina, de atelier ou de estúdio.
As GAB-A são um evento de partilha com públicos exteriores que depende da vontade dos seus participantes, das solicitações, motivações, e da oportunidade e convites que, depois de cada edição, lhe são dirigidas.
É um espaço de grande informalidade, com a presença dos jovens autores. Um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como o universo do contacto com o mundo exterior, a constituição de grupos e projectos ou a definição de estratégias de acções futuras. Um momento de troca de experiências e de aplicação de conhecimentos.
Nas GAB-A não há selecção de obras nem de participantes por qualquer entidade que não o próprio autor, possibilita-se que cada estudante teste a sua capacidade de decisão, de autocrítica e de autonomia. São convidados a participar todos os alunos que o queiram fazer, todos os que tenham a segurança e a determinação que qualquer profissão exige.
Possibilita-se a fruição de um ambiente de fórum de arte actual, no contexto do seu núcleo embrionário (o local de aprendizagem e investigação) o que propicia interrogações sobre os mundos, sobre a arte e sobre o mundo da arte.
Nas GAB-A estabelecem-se pontes entre todos os ciclos e níveis de ensino. Participam alunos que frequentam a Faculdade há seis meses ao lado de outros que a frequentam há muitos mais anos (licenciandos, mestrandos e doutorandos).

Nesta 11ª edição, para além da participação dos atuais alunos temos, pela primeira vez, a presença de antigos alunos numa secção designada «O que tens feito?». Pretendemos assim, trazer ao debate todos os artistas que iniciaram o seu percurso na FBAUL, oferecendo-lhes novos contactos e visibilidade e recolhendo deles as experiências, activas e enriquecedoras.

FBAUL, Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa (Metro: Chiado)
6 e 7 de maio de 2017
14-19h

Sem comentários:

Enviar um comentário